quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Mario (personagem) história

Mario (personagem)

Mario, também conhecido como Super Mario (em japonês:マリオ; originalmente Jumpman), é um personagem de videogame criado em 1981, por Shigeru Miyamoto, para a empresa Nintendo. Atualmente é o principal personagem da série Mario e é o mascote da Nintendo.

Sua primeira aparição foi no arcade Donkey Kong em 1981, e seu nome era Jumpman. Na versão japonesa de Donkey Kong, o personagem não tinha um nome - Mario recebeu esse nome porque o gerente de depósito da Nintendo em Nova Iorque, Mario Segali, era parecido com o personagem. A popularidade do jogo Donkey Kong e de Mario foi quase instantânea, o que garantiu a Mario o posto de mascote da Nintendo.

Geralmente o primeiro jogo de todo console lançado pela empresa é estrelado por Mario e seu irmão Luigi (exceto no GameCube, que teve um jogo estrelado só por Luigi, Luigi's Mansion),e no Nintendo Wii que teve um jogo da série Zelda (The Legend of Zelda: Twilight Princess). A série Mario já tem mais de 184 milhões de cópias vendidas.

História

Era uma vez, uma cegonha que trazia em seu bico dois bebês gêmeos. De repente eles são raptados por um mago e vão parar na Ilha dos Yoshis. Depois são salvos pelos Yoshis do terrível Baby Koopa (mais tarde Bowser) e voltam para casa na Itália. Após vários anos, eles se mudam para o Brooklin, em Nova York, e se tornam encanadores. Certo dia, desentupindo a banheira de sua casa, eles foram "sugados" por um cano, indo parar no Reino dos Cogumelos, onde conheceram os outros personagens da série e descobrindo sobre seu passado e vivendo novas aventuras. Hoje, os Irmãos Mario sempre visitam seus amigos.

Criação

NES com o jogo Super Mario

Em torno de 1980, Shigeru Miyamoto estava desenvolvendo seu primeiro jogo eletrônico. Baseado no Popeye, sua intenção era tornar a Nintendo popular na América. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline do gorila Donkey Kong. Para dar destaque ao bigode, foi adicionado um nariz. Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario". O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a estrelar Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um encanador (pelos canos do jogo Mario Bros.) e depois a um super-herói (pelo jogo Super Mario Bros.). Hoje em dia, juntamente com Luigi, ele pode ser considerado um super-herói encanador.



Visual

Mario tem o visual de hoje por causa da tecnologia gráfica imatura de 1981.

* Chapéu: Não havia pixels suficientes para representar os movimentos dos cabelos enquanto Mario pulava, então Miyamoto deu a Mario um chapéu para cobrir os cabelos.

* Bigode: De novo, devido à quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque não havia pixels o suficiente para fazer a boca dele se mexer enquanto falava, então pôs um narigão e um bigode para esconder a boca.

* Macacões: Para se ver os movimentos dos braços do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario macacões vermelhos para resolver este problema. Mario tinha a camisa azul e macacões vermelhos para Donkey Kong e Donkey Kong Jr. As cores foram trocadas para camisa vermelha e macacões azuis depois que Super Mario Bros. 3 estourou nos arcades. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Só em Super Mario Bros. 3 que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

a